Como fazer um contrato imobiliário

Como Fazer um Contrato Imobiliário

Conheça as principais características do contrato imobiliário e saiba como fazer o seu com ajuda de profissionais.

Está prestes a fechar a venda de seu imóvel, mas não sabe se o contrato imobiliário está com as características corretas? Essa parte pode ser muito frustrante e desanimadora, ainda mais quando não se sabe sobre esse assunto. 

O problema se estende quando há outros tipos de imóveis, como um comércio, por exemplo. E para cada ocasião há um contrato diferente, com ligação direta a um cartório de imóveis que atua junto do processo. 

Para que nada atrapalhe a sua venda e a realização de seu objetivo, confira as principais características do contrato imobiliário e saiba como fazer o seu. 

O Que é um Contrato Imobiliário?

Um contrato imobiliário nada mais é que um documento jurídico que consta o acordo entre as partes envolvidas, serve para certificar que aquilo discutido dentro do trato esteja dentro da lei. 

Nesse tipo de contrato, a parte judiciária garante que não haja problemas como falsas cláusulas e outros erros graves.  

Quais São os Tipos de Contrato Imobiliário?

Aluguel 

Ocorre quando um proprietário cede o seu móvel a um inquilino. Desde 1991, a lei do inquilinato atua na quebra de contrato, ação de despejo, garantias e direitos de ambas as partes. 

Ainda nesse tipo de contrato há características que podem ser decisivas ao elaborar o documento, como sendo um imóvel comercial e com ou sem fiador. 

Compra e venda

Sendo um dos contratos mais comuns, uma das partes vende seu imóvel e a outra realiza a compra completa. Todas as taxas, impostos e contas ficam na obrigação do comprador efetuar o pagamento. 

Essa parte de documentação está sob responsabilidade do cartório civil, que garante a venda após lavratura da escritura pública. 

Financiamento imobiliário 

O financiamento imobiliário ocorre quando uma instituição bancária, ou de algum terceiro, atua junto da compra. 

Quando um banco aprova o crédito, faz o pagamento do imóvel no lugar do comprador, e cabe a ele devolver o retorno financeiro que foi parcelado. 

Nesse tipo de contrato imobiliário, há várias maneiras de fazer a documentação. O que as difere é o valor das taxas de juro, como seguros contra danos à moradia, por exemplo. 

Build to suit

A principal característica desse tipo de contrato é a construção de um imóvel. Funcionando como um Contrato de locação, serve para garantir ao proprietário que suas necessidades sejam supridas. Um exemplo é de fazer uma construção de um prédio para alugá-lo depois de construído. 

Quem Faz o Contrato?

Os advogados são responsáveis por elaborar um contrato imobiliário, pois sabem exatamente o que precisa constar em cada tipo. Esse profissional é capacitado para garantir que ambas as partes estejam de acordo com as leis e que não haja nenhum contraponto que desvie do que está constituído. 

Como Fazer um Contrato Imobiliário?

Para garantir que não tenha nada que seja opositor às leis e que tenha todas as cláusulas necessárias, sempre de acordo com o tipo de contrato, contar com a ajuda de profissionais fará toda a diferença ao realizar uma venda ou aluguel de imóvel. 

Para ter um serviço de ótima qualidade com profissionais que estão prontos para te garantir o melhor contrato, entre em contato conosco e tenha seu contrato de acordo com a lei e em ótimas condições para evitar futuros problemas. 

Fale conosco